Na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, uma comitiva da Prefeitura de Afogados da Ingazeira (PE) esteve reunida com o secretário de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE), Pedro Leitão; o vice-prefeito, Jacob Souto; e o secretário de Administração do município de Patos, Francivaldo Dias.
O objetivo do grupo foi obter informações sobre a realização do São João de Patos, desde a estrutura e decoração até o modelo de parceria público-privada (PPP) adotado pela Prefeitura de Patos em conjunto com a empresa Collab Criativa. Em Afogados são realizados o tradicional São João no Bairro e a Expoagro.
Foram apresentados os projetos que serão implantados no Terreirinho, espaço dedicado ao São João cultural, além da decoração que será instalada no centro da cidade e detalhes sobre o Terreiro do Forró, que receberá grandes atrações de 19 a 23 de junho. Em seguida, a comitiva conheceu in loco os espaços onde serão instalados o Terreirinho e o Terreiro do Forró.
O secretário de Cultura do município de Afogados da Ingazeira, Augusto Martins, mostrou-se encantado com o que foi apresentado e destacou a oportunidade de conhecer mais sobre o São João de Patos. “A gente veio com o objetivo de ver o funcionamento, o crescimento, o passo a passo como foi o processo da prefeitura de Patos sair desse lugar comum, de ela mesma realizar o São João e buscar parcerias e outras alternativas. Então nosso objetivo foi conhecer esse modelo e verificar se há possibilidades de Afogados começar a pensar nesse modelo”, comentou o secretário.
Para o vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, a busca de informações sobre o São João, como o caso de Afogados da Ingazeira, do estado do Pernambuco, mostra que o evento é referência em outros estados do Brasil. “Muito bom saber que Patos agora é referência, não só dentro do estado da Paraíba, mas em outros estados vizinhos, como o estado do Pernambuco. Isso é uma ótima parceria entre os dois municípios e esperamos que se estenda para outros. A parceria público-privada é um modelo que vem sendo adotado em outros estados, e quem ganha é a população”, destacou Jacob Souto.
Participaram também da reunião o secretário de Administração e Desenvolvimento do município de Afogados da Ingazeira, Ney Quidute; o assessor especial, Elias Silva; a coordenadora de eventos da SECULTE, Sylvanna Silva; e a arquiteta responsável pelos projetos de decoração do centro de Patos e do Terreirinho, Daniella Neves.
Secom – Prefeitura de Patos