Jogo na terça

Ancelotti testa ataque com Matheus Cunha e Raphinha ao lado de Vini

Rafinha volta de suspensão, enquanto novo contratado do United é observado no lugar de Richarlison.

Matheus Cunha e Raphinha treinaram como novidades na Seleção que se prepara para encarar o Paraguai. Se a parte ofensiva foi a carência diante do Equador, Carlo Ancelotti fez logo duas mudanças em treinamento realizado na manhã deste domingo no CT Joaquim Grava, do Corinthians, em São Paulo.

O retorno de Raphinha após cumprir suspensão já era esperado no lugar do jovem Estevão, mas o italiano também observou Matheus Cunha no lugar de Richarlison. A formação dá mais mobilidade ao ataque brasileiro para a partida em que tem chances de garantir a classificação antecipada para a Copa de 2026.

Raphinha está de volta à seleção brasileira após cumprir suspensão — Foto: Marcos Ribolli
Raphinha está de volta à seleção brasileira após cumprir suspensão — Foto: Marcos Ribolli

Cunha já tinha substituído Richarlison em Guayaquil, e Ancelotti chegou a falar em entrevistas da diferença de características entre os concorrentes. Enquanto o atacante do Tottenham é mais referência na área, o recém-contratado pelo United circula para que Vini e Raphinha possam atacar o espaço mais próximo do gol.

Carlo Ancelotti em treino da seleção brasileira em São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Carlo Ancelotti em treino da seleção brasileira em São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Já durante o sábado, Ancelotti conversou com os jogadores para falar da mudança e orientar quanto aos movimentos. A escalação, no entanto, só será confirmada no trabalho de segunda-feira, na Neo Química Arena, palco do confronto com os paraguaios.

No restante da equipe, não houve alterações, e o Brasil treinou com Alisson, Vanderson, Marquinhos, Alex e Alex Sandro; Casemiro, Bruno Guimarães e Gerson; Raphinha, Matheus Cunha e Vini Jr.

 

Ao longo do treino, o técnico italiano testou variações táticas, como a utilização de quatro atacantes. Nesse cenário, um meio-campista (primeiro Gerson, depois Bruno Guimarães) foi sacado para a entrada de Gabriel Martinelli e, posteriormente, Richarlison. Tal esquema mais ofensivo pode ser uma alternativa a ser usada ao longo da partida contra o Paraguai.

Com 22 pontos, o Brasil é o quarto colocado das eliminatórias, atrás justamente do Paraguai, do Equador e da Argentina. A partida pela 16ª rodada começa às 21h45 (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.

Caso vença e o Uruguai supere a Venezuela em partida às 20h, em Montevidéu, o Brasil se garante antecipadamente na Copa do Mundo de 2026.

Do site ge.globo.com