No escuro

Incêndio em subestação provoca apagão em diversas regiões do Brasil

A falha, que começou às 00h32, desta terça-feira, também atingiu vários municípios paraibanos.

Um apagão na madrugada desta terça-feira (14) deixou sem energia o Distrito Federal e nove estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), a falha começou às 00h32 devido a uma perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN). Para evitar danos maiores, o sistema desligou controladamente cerca de 10 mil megawatts de carga pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).

O incidente teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, que provocou o desligamento total da subestação de 500 kV e desconectou as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste. Isso gerou uma contingência severa no sistema elétrico nacional.

O MME informou que a reposição da energia começou poucos minutos depois da falha. Até 1h30, as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste já tinham o fornecimento normalizado. No Sul, o serviço foi totalmente restabelecido por volta das 2h30.

O ministério destacou que o tempo de recomposição foi inferior ao de apagões anteriores de mesma magnitude. Além disso, uma reunião preliminar com os principais agentes do setor elétrico ocorrerá ainda nesta terça-feira para investigar o incidente. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também realizará uma análise técnica detalhada e apresentará o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) até sexta-feira (17).

Paraíba afetada também

A Paraíba também foi afetada por um apagão registrado na madrugada desta terça-feira (14) em vários estados brasileiros. Segundo a concessionária de energia local, a Energisa, a situação já foi normalizada para todos os 58 municípios afetados.

De acordo com a Energisa, um “evento externo no Sistema Interligado Nacional (SIN)” teria provocado a necessidade de interrupção no fornecimento de energia. A Energisa seguiu um protocolo do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para garantir a “segurança do sistema elétrico”.

O problema foi registrado às 00h31, e segundo a Energisa, normalizado para todos os clientes afetados por volta das 00h40.

Contém informações do site da Agência Brasil e do site g1.globo.com