Campinense x Nacional: Raposa não perde para o Canário em casa há 30 anos

Naça terá a chance de quebrar o tabu contra o Rubro-Negro nesta quinta-feira, às 20h15.

A 7ª rodada do Campeonato Paraibano Unipê 2024 será aberta nesta quinta-feira com um jogo isolado entre Campinense Nacional de Patos. Enquanto a Raposa luta para se afastar da zona de rebaixamento, o Canário quer se firmar cada vez mais no G-4 e encaminhar a classificação para a semifinal. No entanto, há um tabu indigesto para o Naça. Acontece que a equipe patoense não vence o Rubro-Negro como visitante há quase 30 anos.

A última vez em que o Nacional de Patos triunfou contra o Campinense como visitante foi em agosto de 1994, em um jogo válido pelo Campeonato Paraibano daquele ano. De lá para cá, as equipes já se enfrentaram outras 20 vezes com mando de campo da Raposa, com um total de 15 vitórias dos donos da casa e cinco empates*.

Jogando em casa, o retrospecto do Nacional de Patos também não tem sido dos melhores quando o assunto é enfrentar o Campinense. Nos últimos 15 jogos entre os dois times, sete deles aconteceram no Sertão da Paraíba. Nesses encontros, o Canário venceu em apenas três oportunidades, enquanto a Raposa.

Em 2023, as equipes se encontraram três vezes: uma pelo Campeonato Paraibano e duas pela Série D do Campeonato Brasileiro. No estadual, o jogo, que aconteceu no Amigão, terminou em 1 a 1. Pelo Brasileirão, cada time teve uma vitória jogando em seus domínios. Em Campina Grande, a Raposa venceu por 1 a 0. Já em Patos, o Canário levou a melhor por 2 a 1.

Campinense e Nacional de Patos se enfrentarão a partir das 20h15 desta quinta-feira. O jogo será no Estádio Amigão, em Campina Grande. Com a Raposa em crise, o jogo pode ser o único entre as equipes nesta temporada. Isso porque ambos só disputam o estadual em 2024. Ou seja, somente se rubro-negros e nacionalinos se classificarem para as semifinais é que podem novamente se enfrentar neste ano.

Reproduzido do ge/pb