Na França

Filmes paraibanos serão exibidos em mostra de curtas na cidade de Paris

Evento faz parte do novo Ano do Brasil na França, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas.

Cinco produções audiovisuais da Paraíba serão exibidas na próxima quinta-feira (9) em Paris, na Primeira Mostra de Curtas-metragens Paraibanos, promovida pela associação La Terreirada.

O evento faz parte do novo Ano do Brasil na França, que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os países.

Com sessão gratuita às 19h, a programação tem apoio do edital Arte na Bagagem, da Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult).

Os filmes, produzidos entre 2020 e 2024, foram selecionados pelo curador Bertrand Lira e incluem títulos premiados em festivais como Gramado, Cannes e Visions du Réel (Suíça). Entre os destaques estão “Cercas” (2022), de Ismael Moura, que já passou por 40 festivais em 10 países; e “Nua” (2024), de Fabi Melo, vencedor de cinco prêmios no Fest Aruanda 2024.

A programação ainda reúne “A Fome de Lázaro” (2020), exibido na Índia e Rússsia; “Céu” (2022), documentário sobre uma artesã quilombola; e “Remoinho” (2020), de Tiago Neves, que terá a presença da atriz Celly Farias na sessão.

A La Terreirada, que promove cultura brasileira na França desde 2017, pretende organizar novas mostras para divulgar o cinema paraibano no exterior.

“Foi muito difícil extrair da cinematografia de curtas-metragens da Paraíba cinco obras que dessem uma visão da diversidade e criatividade do que é produzido aqui. A ideia e elaborar novas mostras para difundir nossa produção em outros países”, afirmou Bertrand Lira.

Do g1.globo.com/pb