Nesta terça-feira (16), cerca de 3,2 mil detentos deixaram temporariamente os presídios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A penúltima saida temporária do ano, conhecida como “saidinha”, beneficia presos do regime semiaberto e promove ressocialização e vínculo com a sociedade.
O maior complexo penitenciário liberou mais de 2,3 mil presos. Outra unidade liberou aproximadamente 100 detentos. Todos devem retornar à prisão na próxima segunda-feira (22 de setembro).
Entre os beneficiados, estão condenados por diversos crimes, exceto pessoas de grande notoriedade, como ex-jogadores e empresários envolvidos em processos criminais, que não tiveram direito à saída.
O Tribunal de Justiça de São Paulo explica que as saidinhas ocorrem quatro vezes por ano: em março, junho, setembro e dezembro. Elas começam na terça-feira da terceira semana do mês e terminam na segunda-feira seguinte. Em dezembro, o benefício inclui Natal e Ano Novo.
Para participar, o preso precisa ter cumprido 1/6 da pena se for réu primário, ou 1/4 se reincidente. Além disso, deve apresentar bom comportamento. Caso tenha ocorrências leves ou médias, ele passa por reabilitação de conduta, que dura até 60 dias.
A Justiça reforça que a saidinha temporária ajuda na reinserção social, reduz reincidência e mantém laços familiares e sociais.
Do site paraiba.com.br