Novo santo

Jovem Carlo Acutis se torna o primeiro santo da geração “millennial”

Cerimônia conduzida pelo papa Leão XIV na Praça de São Pedro, no Vaticano, atrai dezenas de milhares de fiéis

O papa Leão XIV canoniza, neste domingo (7), o adolescente italiano Carlo Acutis, morto aos 15 anos em decorrência de leucemia. O jovem se tornou o primeiro santo da geração “millennial” em cerimônia conduzida pelo pontífice, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O ato estava originalmente marcado para abril, mas foi adiado após a morte do papa Francisco. Leão XIV, eleito em maio, presidirá esse tipo de evento pela primeira vez. O pontífice também canonizará Pier Giorgio Frassati, jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite na década de 1920.

Acutis aprendeu códigos de computador para criar sites e divulgar sua fé. A história dele atraiu grande atenção da juventude católica, e agora ele será elevado ao mesmo nível de Madre Teresa e Francisco de Assis.

Acutis nasceu em Londres, Reino Unido, em uma família rica. Seu pai, Andrea Acutis, trabalhava em um banco na capital britânica, mas o menino viveu a maior parte da vida em Milão, quando seu pai se tornou presidente de uma seguradora italiana. Sua mãe diz que ele tinha uma vida “normal”, gostava de esportes e tinha um ótimo senso de humor.

O Arcebispo Domenico Sorrentino, Bispo de Assis, disse à CNN que o número de visitantes à igreja onde o jovem protossanto está exposto é “enorme”, com quase um milhão de visitantes no ano passado — e ele espera que esse número aumente.

Ele tem seguidores no mundo todo e em Malvern, Pensilvânia, há um santuário oficial dedicado ao novo santo.

Do site cnnbrasil.com.br